domingo, 21 de agosto de 2011

DIA DO MAÇOM - DISCURSO NA CÂMARA DE VEREADORES DE SERRINHA - 18/08/2011


Boa noite

Eu queria começar contando uma historia bastante antiga.

“Na época medieval existia um serviço chamado de cantaria, ou seja, enquadramento da pedra bruta.  Como os bons profissionais eram muito requisitados, havia muita rivalidade entre as corporações, valendo, nesse caso, até a sabotagem do trabalho, a qual consistia em penetrar no terreno do concorrente e fazer um leve desbastamento da pedra já cúbica, difícil de constatar pelo olho humano, porém, quando usada na construção, daria diferença, comprometendo aquele núcleo de pedreiros e maculando sua imagem. Assim, no fim do dia de trabalho, por ordem do Máster, um vigilante, media a horizontalidade da obra, com o nível, enquanto o outro media a perpendicularidade, com o prumo, e, se tudo estivesse em ordem, comunicavam ao Master que estava Tudo Justo e Perfeito.

Na manhã do dia seguinte, a operação era repetida, da mesma maneira, para prevenir eventuais sabotagens durante a noite, pois da forma cúbica das pedras, dependia a estabilidade das construções”

Nós seres humanos somos estas pedras brutas que devem ser polidas cada vez mais para nos tornar pedras lisas, brilhantes e puras, porém sempre encontramos pessoas, situações e tentações que nos tentam tirar do prumo e do nível. Daí entra o papel da MAÇONARIA, que como um Marter ou um vigilante tenta nos mostrar o caminho do bem.

Certa vez um ex-secretário da prefeitura ao me encontrar depois de um desfile cívico, me falou que queria entrar na maçonaria e me perguntou o que é e quanto ganharia, na hora fiquei um pouco incomodado, porem me acalmei e respondi que ele iria ganhar muito, mas muito mesmo:

·         GANHARIA CONHECIMENTO

·         GANHARIA PAZ INTERIOR

·         GANHARIA EM APRENDER A COMBATER A IGNORANCIA OS PRECONCEITOS E OS VICIOS.

·         GANHARIA PRINCIPALMENTE O MUITO OBRIGARO DE UMA CRIANÇA DESNRUTIDA QUE GANHA UMA CESTA BASICA OU DE UMA MÃE QUE GANHA UM COBERTOR PARA DIMINUIR O SOFRIMENTO DE SUA FAMILIA NO INVERNO.

·         E GANHARIA A AMIZADE SINCERA DE MILHARES DE IRMÃOS ESPALHADO PELO MUNDO.

Não sei por que, mas ele desistiu.

Na maçonaria aprendemos a dar valor ao espirito para podermos nos tornar seres humanos melhores, pois como diz o nosso irmão Jair Tércio:

“PRECISAMOS SER MAIS DO QUE HUMANOS, POIS O SER HUMANO, MENTE, É CORRUPTO, SEQUESTRA, DESVIA VERBAS E MATA...”.

Temo na maçonaria muitos irmãos para seguirmos como exemplo, como:

·         O Maçom Henri Dunant ao fundar a Cruz Vermelha que matou muita dor e abandono nos campos de guerra.

·         O Maçom Wolfgang Amadeus Mozart em suas mais de 600 obras louvou a vida.

·         O Maçom Antônio Bento foi um grande abolicionista que junto com outros maçons, além da liberdade, permitiram a continuidade da vida a muitos escravos.

·         O Padre Feijó, o Frade Carmelita Arruda Câmara e o Bispo Azeredo Coutinho embasados nas Sagradas Escrituras e como legítimos maçons desenvolveram o trabalho sério de evangelização e quem sabe assim mataram muitos demônios.

·         Rui Barbosa que nos deixou um legado maravilhoso tanto na politica como no poder judiciário.

·         E não muito distante o nosso irmão Edmundo Bacelar, um homem de caráter, integro e que dentre muitas feitos fundou o museu Serrinhense.

Dentre muitos e muitos outros.

Mais uma vez gostaria de deixar claro que a maçonaria não é uma religião, mas temos como pré-requisito para se tornar um maçom, acreditar em um Deus.

Está semana eu presenciei um belíssimo depoimento de um irmão Judeu que foi iniciado juntamente com um mulçumano e que os mesmo são amigos e se respeitam independente de suas religiões.

Temos um Pastor dá igreja Batista querendo ser iniciado na loja de Araci, alias temos no Brasil um grupo muito grande de maçons evangélicos.

Nós temos como lema “LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE”, nós buscamos internamente o aperfeiçoamento do caráter e das virtudes e externamente o bem da humanidade.

É por tudo isso que a maçonaria é buscada e valorizada por todos que a conhecem e sabem dos seus ideais

No dia 20 de agosto nos comemoramos o dia do maçom e gostaria de pedir a todos uma salva de palma para todos os irmãos maçons.

 MUITO OBRIGADO.