domingo, 17 de junho de 2012

RODAGEM: um lugar encantado.

Jamais terei palavras para explicar o que significa ir à “rodagem”. Rodagem é a forma carinhosa pela qual chamamos a casa de Vó Loura localizada no Bairro de mesmo nome.
Esse lugar tem uma magia fantástica e fascinante. Na minha infância chegava da escola, almoçava, estudava e começava a insistir com minha mãe para que fossemos para lá. Na hora de voltar era um sofrimento, lembro-me que chorava muito.

Lá é o lugar perfeito para brincar, descansar, colocar o “papo em dia” e receber a benção dos tios e da avó. Já presenciei festas maravilhosas, reuniões sérias, encontros, reencontros, despedidas e até desentendimentos.
Todo o fulgor deste lugar ficou claro pra mim que é devido a uma energia muito forte emanada por um ser superior que não poderia ter um nome qualquer. Seu nome foi inspirado no de uma santa: Santa Terezinha do Menino de Jesus,  Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Ela não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus”.

Com sua sinceridade, humildade, bondade e alegria sempre contagiou a todos, mas as suas duas maiores qualidades são: saber como ninguém agregar uma família e sua fé  inabalável e contagiante. Não existe um único dia em que pelo menos três ou quatro pessoas não se reúnam na casa de vó, no final de semana esse número aumenta e em períodos festivos só não vai quem não pode. A sua fé é incrível, o primeiro presente que todos ganham em seus aniversários é a oração do terço. O mesmo acontece quando vamos prestar vestibular, fazer concurso, viajar e etc.
Uma de suas paixões é o futebol.  Quando o Brasil perdeu a copa de 90, ao perceber minha tristeza, ela me prometeu que jamais morreria sem assistir ao meu lado o Brasil ser tetra campeão.  Assistimos o Brasil ser Tetra e Penta e logico, lá na rodagem.
Tão doce e maravilhosa quanto ela, somente a sua torta de Banana. Além de comer nas festas, eu sempre levava para casa.
Todos os ambientalistas hoje em dia recomendam que as pessoas cuidem do meio ambiente e economizem água.  Ela já fazia isso há muito tempo. Lembro-me que não desperdiçava nem a água da chuva. Reciclagem tambem fazia, aproveitando os retalhos que seriam jogados fora, fazendo várias coisas tais como tapetes e roupa de boneca.

Seu quintal, além de parque de diversão, era uma farmácia. Havia ali remédios para tudo desde caspa até pedra nos rins.

Hoje, para agradecer por tudo que fez por nós todos, só nos resta rezar e pedir à Santa Terezinha que interceda por ti, minha querida avó, dando-te saúde e impedindo  que a pessoa que nunca fez ninguém sofrer , sofra por qualquer motivo.