sexta-feira, 26 de julho de 2013

HÁ TEMPOS


Desde garoto ouço e canto “Há tempos” de Renato Russo. Recentemente cantando-a no chuveiro, uma estrofe me chamou a atenção.

“Disciplina é liberdade / Compaixão é fortaleza / Ter bondade é ter coragem”

Disciplina significa respeito às regras e as normas, ou seja, boa conduta. Também denota a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".
Muitas pessoas apresentam desvio de conduta principalmente por vivermos num País que alimenta a cultura do chamado “jeitinho brasileiro” para obter vantagem em alguma coisa, só que na maioria das vezes esse jeitinho burla as leis ou as normas.

Já a liberdade que podemos simplificar como, viver livre, para muitos é utópica. Como podemos ser livres se estamos rodeados de regras que nos impõe como agir, usamos cinto de segurança porque se não levaremos multa ou porque nos dá segurança?
Liberdade é ser livre porem sem desrespeitar ninguém e principalmente as leis.

Aparentemente disciplina não liberta, pois ela condiciona, porem podemos interpretar a frase de Renato Russo de duas maneiras. Uma delas é que viveremos livres (fora da prisão) se seguirmos as leis. A outra é que quem busca a disciplina como procura do saber estará sempre evoluindo intelectualmente, como afirmou Platão no Mito da Caverna em que você só sai da caverna em busca da luz do conhecimento, ou seja, você se liberta da ignorância.
Compaixão vem do desejo de minorar o sofrimento do outro é ter piedade. Fortaleza é vigor e robustez é ser forte. A melhor maneira de mostrarmos a nossa força é ajudando os outros, parece obvio, mas um cego, na maioria das vezes só pode ser ajudado por quem enxerga.

Porem somente sentirmos a compaixão sem a ação de ajudar nos faz apático, precisamos ter a bondade que é a virtude que se aplica em fazer o bem.
A maçonaria nos ensinou ao longo dos anos que o papel do homem é sempre buscar a evolução, seja ela espiritual ou carnal e a melhor maneira de alcançarmos a evolução é através da caridade.

Precisamos ter a bravura para combater o mal.
Coragem está no dicionário como força ou energia moral ante o perigo; ânimo, bravura, intrepidez e ousadia.

Pois para ter bondade é preciso muita ousadia é preciso ter firmeza é preciso ter coragem como já dizia Renato Russo há tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário