sábado, 19 de julho de 2014

ANOS 60 - ANIVERSÁRIO DE GILZA GAMA

Joga bola demais esse garoto do Santos, tão novo e já está na seleção. Eliminamos até o chile os donos da casa, pena que nosso craque se machucou, mas mesmo assim ainda acho que seremos bicampeões, mesmo jogando sem Pelé.
Mas esqueçamos a copa do mundo, pois precisamos lutar pelos nossos direitos. Temos que mudar nosso comportamento, vamos nos rebelar! As mulheres têm que sair das cozinhas, os negros, os negros são como nós, não podemos discrimina-los, a alma não tem cor.
Falando em Negro, vocês viram na televisão o discurso de Martin Luther King, ele disse que tinha um sonho de ver negros e brancos com direitos iguais e que todos têm que ouvir os sinos da liberdade.
O que? Vocês não viram? Ainda não tem tv, pois eu já vou comprar uma colorida de 22 polegadas. Como vocês fazem para assistir à novela de Beto Rockfeller?
Já que vocês não assistem à tv tupi não deve está sabendo nem que a capital vai mudar para Brasília, bem no coração do Brasil, esse Juscelino Kubitschek está mudando o País.
E esse Papa novo, está mudando a igreja, ele é muito simpático, simples e bondoso, João XXIII já é conhecido como o papa da Bondade, com certeza um dia ele virara santo.
Vá entender os Homens de um lado temos os hippies vivendo a Paz e o Amor, do outro, temos um bando de trogloditas se matando na Guerra do Vietnã. Acho que por isso que Neil Armstrong foi para a lua, será que um dia vamos morar lá?
Eu não gosto de fofoca mas soube que lá nos “states” o presidente Kenedy tá tendo um caso com Marilyn Monroe, se a mulher descobre vai mandar dá um tiro nele.
Falando Sério, estou preocupado é com a política do Brasil, sonhei que João Gullar era nosso presidente e que os militares deram um golpe e tomaram o poder. Se Costa e Silva virar presidente, estamos “lenhados”, vai ser a maior ditadura, tudo vai ser censurado.
Radio vocês têm, né? Já ouviram aquela banda inglesa, os Beatles, é sucesso no mundo todo, está tocando mais que Rolling Stone e Elvis.
Eu até escuto, mas na verdade prefiro o rock nacional, o nosso iê iê iê, já até comprei um carro vermelho e nem uso espelho para me pentear, quando apareço o comentário é geral.
Elis Regina foi sensacional, cantando arrastão no último festival, os mais conservadores estão dizendo que a música Brasileira está ficando muito popular. Gil e Caetano foram vaiados porque colocaram guitarras nas bandas. Criticaram uma jovem mutante só porque pintou os cabelos de vermelho. Milton está tocando no clube da esquina. Chico tá fazendo música falando que estava à toa olhando uma banda. Teve um crítico pessimista que falou:
- se a música continuar ficando popular daqui uns anos vão inventar sertanejo, funk e até arrocha.
Estamos mudando até o jeito de falar, carro velho agora é calhambeque, eu não tenho mais amigo, agora é só meu chapa, quando quero passar em vários bares eu dou uma esticada, os mais velhos são quadrados e as meninas só querem namorar com um tremendão.
Mas antes dos anos 60 não podemos esquecer que teve os anos 50 e que em 1954 na via láctea, tinha um planeta chamado terra, que tinha um continente Americano, onde ficava o Brasil, País que era divido em estados, porém um se destacava, a Bahia. A Bahia tinha várias cidades, uma em especial, Biritinga, pois lá, no dia 30 de junho de 1954 nascera a primeira filha de Antônio Sergipano e Dona Loura.
Gilza, a primeira pessoa a te tocar foi uma parteira de nome Zefinha.
Com apenas dois meses seu pai foi para São Paulo trabalhar.
A sua primeira professora foi sua mãe com quem estudou até a 3ª serie.
Você domesticava os cavalos da fazenda, vivia em cima das arvores e até zagueira de um time já foi.
A 4ª  e 5a series já estudava em serrinha coma professora conceição.
Estudou no Ginásio e concluiu o 2º  grau na escola normal.
O seu primeiro trabalho foi com Juarez no escritório de contabilidade aos 17 e 18 anos.
Quando se formou na escola Normal de Serrinha a convite do então prefeito Manezinho, voltou para Biritinga para lecionar. Dois anos depois em 1977 foi convidada por Plinio Carneiro para ser Auxiliar de ensino no Colégio Estadual Rubem Nogueira, foi professora de Matemática.
Iniciou o curso de Matemática na UEFS, porem abandonou por causa do seu primeiro filho Jarbas e por estar gravida da segunda Jamylle.
Assumiu a direção do Colégio Estadual Ana Oliveira por dois anos. Retornou ao Rubem assumindo a Vice direção onde permaneceu até assumir a direção.
Permaneceu na direção do Rubem por mais de 10 anos, onde fez um trabalho brilhante.
Cursou pedagogia na UNEB, formou-se em 2005.
Na Gestão do governador Cesar Borges houve o concurso para direção de escolas, o mesmo afirmava que os diretores não seriam mais indicações política, e sim através de concurso de certificação. Neste concurso realizado em cinco etapas Gilza Maria foi aprovada em todas.
Porém o gestor municipal da época, conseguiu através dos seus deputados o seu afastamento. A insatisfação foi geral, os alunos e funcionários fizessem diversas manifestações em praça pública, abaixo assinado para a secretaria de educação e uma paralização de mais de uma semana exigindo o retorno de Gilza. Nada adiantou Gilza saiu da direção voltou para sala de aula e após um ano se aposentou.
O mesmo governo que te ajudou a ter nível superior, cursos em diversas áreas incluindo o PDDE, certificações, te aposenta. Vá entender!
Na gestão do Prefeito Ferreirinha foi coordenadora de projetos na secretaria municipal de educação. Em 2009 Participou da comissão de transição de governo. Em 2012 ganhou o título de Cidadã serrinhense.
Tem três filhos Jarbas, Jamylle e Rafael e três netos, Vinicius, Mariana e Joao Guilherme.
Em 24/06/1977 seu irmão Gilson escreveu-lhe uma carta com o seguinte trecho:
 ” Você para mim, é uma mana maravilhosa, cheia de carinho, para com teus manos, repito tu és maravilhosa, você mana foi uma das frutas que mamãe colheu, fruta essa digna de uma boa conserva”.
No dia do seu aniversário as mensagens, não foram apenas para te dar parabéns, foi também para exaltar suas qualidades:
Patty disse que você é um ser humano incrível;
Robério, que você só faz o bem a todos;
Sandro, que sua missão é fazer todo mundo feliz e que você é considerada na família uma Soberana;
Fabricio, que você tem um coração enorme e que sempre passa tranquilidade;
Eliana afirmou que você é tudo de bom;
Carla, que você e sinônimo de humildade e sabedoria;
Tales, que você é uma pessoa maravilhosa.
Seus irmãos também lhe enviaram mensagens:
BERO – “Dida, minha madrinha, minha professora de matemática, minha educadora, mulher sabedoria, acolhedora, enfim te amo muito, Parabéns aproveite agora em diante para passear”.
THEL – “Mana te desejo tudo de bom, vc que com seu jeito nos cativa a cada dia te amo muito parabéns minha querida, bjs”.
VANI – “Bom dia em especial para minha irmã, amiga que amo muito. Te desejo muita saúde, paz e tudo de bom”.
LULA – “O que dizer da mana que adoramos que só possui virtudes benéficas. Você que é querida por todos só te digo que te amamos muito. Que essa data se repita por muitos anos”.
BAL- “Chegar aos 60, é importante e mais importante ainda é como chegar aos 60 e você com sabedoria soube viver tudo em sua plenitude, está ai com muito equilíbrio e saúde para mais uns 60. Parabéns mana”.
GLORIA GENI – “Dida jesus fez um jardim muito lindo e determinou que neste jardim só iriam ficar as rosas como você, que fazem a diferença. Feliz aniversário, minha amiga “parcerona”, mana querida por toda a família amo muito muito”.
GIZANIA- “Comadre q Deus lhe D tudo e mais um pouquinho do q vc é. Irmã mãe, amiga, mulher corajosa. São muitas qualidades boas enfim mana FELIZ ANIVERSÁRIO TE AMO MUITO”.

GILSON- “Hoje alguém chegou e disse eu vim para fazer parte dessa Grande família. Isso foi dito há 60 anos. Nós também que fazemos parte deste contesto queremos dizer "Parabéns você foi bem vinda" o seu exemplo deve ser seguido. Dizer que te amo é muito pouco pelo que você representa. Te amo, amo, amo, amo. GRAND GILZA. PARABÉNS”.
Mae, eu tenho orgulho de ser filho de uma pessoa tão amada por todos e diante de tantos elogios, só me restou dizer:
-A nossa primeira missão na terra é respeitar e obedecer nosso pai e nossa mãe.
Dona loura, sua filhinha completou 60 aninhos e a melhor coisa que ela fez na vida, com toda a certeza foi sempre te encher de orgulho.

Parabéns, Mãe.