terça-feira, 17 de abril de 2012

"ACHADO NÃO É ROUBADO"

Certo dia, vi meu filho de cinco anos brincando com um brinquedo de sua prima e ao questiona-lo sobre ter cuidado com o mesmo ele me respondeu que não era dela, pois ele havia achado jogado no quintal.
Expliquei a ele que não nos tornamos dono de algo somente porque achamos e muito menos quando sabemos ou temos como saber quem é o dono, por mais que a coisa não tenha valor.
Dai me veio uma duvida, achado é roubado ou não?
Quando criança lembro-me que pedia a Deus para achar coisas, porém não poderia nunca ser uma carteira, pois com os documentos dentro eu saberia quem era o dono e teria que devolver, lápis e caneta não podia ter o nome.
Algumas vezes perdi objetos, lembro-me de uma calculadora na faculdade que coloquei meu nome e meu telefone no fundo para que possivelmente o “achador” me devolvesse. Não devolveu, mas seria ele um desonesto ou um mal interpretador da frase “achado não é roubado”.
Já presenciei uma pessoa que achou uma carteira numa festa e que foi devolver aos seguranças, porém ele tirou todo o dinheiro da carteira alegando que o segurança iria fazer o mesmo, ou seja, o segurança pra ele é ladrão então ele roubou o “ladrão” e “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”, moral da historia para ele,  fez uma boa ação em devolver a carteira, foi remunerado pela ação e ainda ganhou de credito cem anos de perdão.
Teve um dia que me encostei a uma maquina par sacar dinheiro e vi que alguém tinha tentado antes e deixou o dinheiro na máquina, o que me veio à cabeça foi que aquele dinheiro poderia ser o salario mensal de um aposentado e mesmo que não fosse o banco tinha como saber quem fez o último saque, devolvi o dinheiro ao gerente não sei o que ele fez depois disso mas confesso que na hora não imaginei  um gerente de banco pegando o dinheiro para ele.
Umas das coisas mais valiosas e perdidas hoje em dia são os celulares, que não precisa ter seu nome atrás, pois basta manter ligado que com certeza o dono vai ligar. Celular carrega uma agenda que pode ser muito importante, carrega fotos e vídeos que para o dono pode ter uma representação muito grande. Eu mesmo perdi um em fortaleza que uma hora depois já não consegui mais ligar para ele o que mais me deu raiva foi ter comprado este aparelho em cinco parcelas e perdi na primeira, passei quatro meses pagando um celular para um gatuno sortudo que poderia pelo menos escolher um numero de um conhecido meu e mandar uma mensagem de agradecimento.
Imagine agora se a moda pega.
 –Rapaz, achei sua mulher ali perdida e tive que pegar pois achado não é roubado
- Olha que menininho lindo ali perdido, acho que vou pegar pra mim.
-Achei a senha da internet do vizinho e como achado...
- Esse carro tá aqui parado já tem um tempão acho que o dono perdeu. ..

*Devemos ter muito cuidado ao usar essa maldita frase perto de nossos filhos ou de uma criança. Devemos explicar que achado pode até não ser roubado, mas é uma apropriação indébita de uma coisa que não é sua. Apesar de ter leis dizendo que apropriação indevida é crime o que deve prevalecer mesmo é o caráter e a ética e você ainda pode sair no Jornal Nacional por fazer uma coisa tão diferente, tão em desuso que é ser honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário